Como manter-se magra após os 30?

A partir dos 30 anos, com a redução gradativa do ritmo do corpo, há maior
facilidade em ganhar peso, que geralmente está associada à perda de massa muscular, de acordo com especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia.












“Neste período, o organismo diminui em cerca de 5% o gasto calórico, devido à perda de massa muscular e, em consequência, ao processo de envelhecimento”, explica o médico nutrólogo Luiz Roberto Queiroz, diretor da Associação.

Segundo o especialista, a redução das atividades físicas, as alterações hormonais, as mudanças de hábitos alimentares e o estresse também contribuem para o ganho de peso.
Para controlar esse processo, o médico destaca que é necessário aliar uma alimentação equilibrada a exercícios aeróbicos e anaeróbicos. “Os exercícios aeróbicos estimulam a função do sistema cardiorrespiratório e também a queima de gordura.

Já os anaeróbicos ajudam a manter ou aumentar a massa muscular, essencial para evitar a queda no metabolismo, comum nessa faixa etária”. Por isso, a prática de exercícios regulares seria essencial no combate ao aumento de peso.

Evitar alimentos que contêm mais calorias, como gorduras e açúcar, também ajuda a retardar a perda muscular e o ganho de peso. “O importante é ter uma alimentação que atenda à necessidade calórica, para prevenir o ganho de peso”, indica o especialista.

O ideal, segundo ele, é balancear as calorias reduzindo o consumo de gorduras, e acrescentar, na alimentação, frutas e verduras, bem como leguminosas, grãos integrais e oleaginosas. O médico nutrólogo ressalta, ainda, que mesmo a ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais não deve ser feita em excesso.

Fonte: portalemforma.com.br