O catabolismo

Catabolismo é um processo metabólico que implica na “quebra” de substâncias
complexas em substâncias mais simples. Refere-se à assimilação ou processamento da matéria adquirida para fins de obtenção de energia. Parte sempre de moléculas grandes, que contêm quantidades importantes de energia.

Estas substâncias são transformadas de modo a que restem, no final, moléculas pequenas, pobres em energia resultante deste processo.

A quebra das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo. Já o anabolismo (contrario ao catabolismo), é um processo metabólico que implica na construção de moléculas a partir de outras. A síntese de proteínas é um exemplo de reação anabólica. Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença. Para evitar a quebra de fibras musculares, (catabolismo), o organismo precisa de um fluxo constante de aminoácidos na corrente sangüínea.

Se seu corpo não encontra proteína disponível ele irá obter a proteína que precisa quebrando seu tecido muscular. Isso é o pesadelo de qualquer pessoa que deseja ganhar massa muscular e acelerar o metabolismo. Para evitar o catabolismo você precisa ingerir alimentos protéicos de 3 em 3 horas Isso garante que seu corpo esteja sempre sendo suprido pelas proteínas de sua dieta.

Também é importante uma alimentação adequada em proteínas + carboidratos pós-treino e evitar treinar com fome ou mais de duas horas desde a última refeição. Para ganhar massa muscular deve, portanto evitar ao máximo o catabolismo muscular, promovendo o anabolismo através de treino direcionado e alimentação adequada.

Fonte: marombandoo.blogspot.com.br/