Plasticidade metabólica

Plasticidade metabólica
Vamos dar uma visão de outro conceito pouco usado no fisiculturismo lato sensu, ou seja, a teoria da predição da melhoria de resultados em quem deseja mais massa muscular com menos gordura através de técnicas de dietas e exercicio físico dimensionado.

A genética não determina que tamanho ou que grau de definição você pode chegar, mas determina a dificuldade com que este objetivo é alcançado. Logo, todo mundo pode chegar no objetivo que desejar, de Kate Moss a Jay Cuttler, mas as condutas que irão levar pessoas diferentes à resultados semelhantes com certeza serão condutas diferentes. Veja, se o que faz a mesma pessoa mudar tem de ser adaptado, imagine só pessoas diferentes. Vocês concordam que ganhar 10kg de massa seca quando se é um homem de 60kg é diferente de ganhar 10kg de massa seca quando se é um homem de 100kg? Concordariam portanto que dois homens diferentes também precisam de estratégias diferentes para ganhar 10kg de massa seca? Pois bem, se começarmos aí, começaremos a discutir sobre plasticidade metabólica porque estes dois homens perguntariam para o Rodolfo (Peres - nutricionista esportivo e meu companheiro de batalha diária) e para mim a seguinte pergunta: "Dr., quanto tempo o senhor acha que eu demoro para ficar seco/sarado/magro/mais forte/etc?"


Neste momento nós explicamos ao paciente, na sua primeira consulta, que esta resposta saberemos dar com precisao na segunda consulta ao paciente avaliando os resultados físicos e de exames subsidiários dele após o primeiro mês de acompanhamento, porque só aí teremos uma idéia do quão dificil é para ele duas etapas fundamentais:

1. Mudar o funcionamento do organismo para uma funçao de perder gordura e ganhar músculos;
2. Aparentar a mudança funcional em grandezas mensuraveis pelos metodos objetivos que dispomos.

Admitindo que o paciente tenha realizado todas as condutas propostas a partir de dados clínicos da primeira consulta de forma exemplar, avaliamos o quanto o organismo dele foi capaz de "entender" estes estímulos e realizar mudanças no seu funcionamento; e a partir dessas mudanças, o quanto elas influem na modificação corporal do indivíduo.

Assim teremos o quanto este individuo é capaz de mudar seu funcionamento e o quanto essa mudança de funcionamento é capaz de mudar a sua aparência.

Portanto, plasticidade metabólica nada mais é que a sua facilidade/velocidade de mudar a sua função, além do quanto o seu físico é capaz de assimilar essa mudança de função e adaptar sua aparência.

Não tenha pressa, mas tenha metas. Pergunte sobre prognósticos, mas saiba diferenciar o que experiência profissional, feeeling e avaliação objetiva de dados objetivos.

Fazer uma boa escolha de um profissional da área de desempenho em saúde é selecionar o indivíduo que vai lhe acompanhar pela capacidade dele de combinar essas três qualidades profissionais, com dois objetivos:

1. Você não se frustar por objetivos irreais não atingidos;
2. Você não ter ganhos que não pode sustentar ou que não é capaz de, a partir deles, manter a progressão.

Espero que tenha sido útil.

Fonte: Dr. Paulo Cavalcante Muzy / superperformance.blogspot.com.br

Acesse nossa Fan Page no Facebook! http://www.facebook.com/PerfectFormSuplementos