Será que excesso de proteína faz mal?

Será mesmo que ao ingerirmos quantidades
de proteínas maiores que a recomendação diária ou até mesmo maiores que 2g/kg de peso irá ferrar com nossos rins e nosso fígado? Bem, não e isso que diz a revisão publicada no The journal of The international society of Sports Nutrition.




A revisão cita um estudo onde foram investigados bodybuilders com ingesta protéica alta e os dados mostraram que apesar da alta concentração de uréia e cálcio no sangue,os clearances de creatinina,uréia e albumina encontravam-se dentro do normal...outro trabalho acompanhou mulheres com função renal normal e ingesta protéica aumentada durante 11 anos e mostrou que uma ingesta protéica entre 2 e 3 g /kg de peso não compromete a função renal em nenhum aspecto!

No que diz respeito ao fígado, a revisão reuniu trabalhos que mostraram que NÃO há evidências científicas de que dieta hiperproteica leva a lesão de hepatocito(célula hepática),mostrando inclusive que as vezes uma dieta mais protéica pode ser até benéfica uma vez que a proteína e necessária não só no reparo do tecido hepático como também para fornecer agentes lipotropicos como metionina e colina que irão auxiliar na remoção da gordura do fígado...Enfim a revisão mostra que NÃO há evidências científicas de que uma ingesta aumentada de proteínas cause danos renais ou hepáticos...

Portanto,vamos parar de falar baboseiras sem evidências científicas só para assustar ou causar pânico...ainda prefiro seguir a premissa de Freud e achar que nunca tenho a certeza de nada porque a sabedoria começa com a dúvida!!!

By Dra Paula Leal Pajaro - Endocrinologista

Acesse nossa Fan Page no Facebook! http://www.facebook.com/PerfectFormSuplementos